Estimado irmão na caminhada,
Pe. Edson Adélio Tagliaferro

 

Graça, paz e afeto! Vai, profetiza a meu povo! (Am 3,15)

A Coordenação Colegiada das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do Regional Sul I da CNBB, tomou conhecimento do vídeo em que, à luz da Palavra de Deus proclamada, o senhor estabeleceu uma análise profética sobre o momento em que vive o povo brasileiro e a Igreja. Sim: em que vive o povo e a Igreja, pois a Igreja é o povo. É assim a lógica de Jesus Cristo, o nosso Messias. Sofre com o povo, alegra-se com o povo e luta pela vida do povo. Somos Igreja-Povo. Nesse povo, que tem por condição a dignidade e liberdade, habita o Espírito Santo como num templo (cf. LG, 9) para sermos luz do mundo e sal da terra (Mt 5,13-16).

Na leitura do dia 02/07/2020, as palavras caem forte. Quando tangia o rebanho, o bom Deus o chamou: “vai profetiza” (Am 7,15). A profecia não é algo distante, mas é inerente e coerente com o próprio batismo, que nos torna “sacerdotes, profetas e rei” (LG, 31). Ao abdicar desse legado, o cristão torna-se incompleto. O papa Francisco nos diz que “a Igreja tem necessidade de que todos nós sejamos profetas, isto é, homens de esperança, sempre diretos e nunca tíbios, capazes de dizer ao povo palavras fortes quando é preciso e de chorar juntos se for necessário.” (FRANCISCO, 2018).

É fato revelado e explícito que vivemos numa situação de desgoverno. É neste sentido que suas palavras caíram fortes, pois a verdade faz com que o véu se rasgue de alto a baixo (Mt 27,51). E o seu compromisso e o nosso é com a verdade, tão bem expressa pelo senhor nesta homilia. O senhor não errou e não precisa pedir desculpas. Caso contrário, teríamos que pedir desculpas por defender a vida e ser contra todos os sinais de morte, nos passos de Jesus, o Crucificado-Ressuscitado.“Ninguém pode servir a dois senhores” (Mt 6,24).

Somos Comunidades Eclesiais de Base, CEBs, no seguimento de Jesus de Nazaré e o projeto do Reino de Deus. Portanto, agradecemos as suas palavras na homilia de 02/07/2020 e expressamos nosso apoio e solidariedade contra todos ataques que se façam ou posturas tíbias, que não são cristãs, como pondera o papa. As suas palavras caíram como semente em terra boa e darão muitos frutos (cf. Mt 13,1-9). Muito obrigado!

Em unidade na fé, com abraço fraterno e em comunhão de preces.

 

Coordenação Colegiada das CEBs do Sul 1

 

BAIXE AQUI A CARTA DE APOIO DAS CEBs SUL 1 AO PADRE EDSON ADÉLIO TAGLIAFERRO